4.5.13

Reeducação de agressores é tema de discussão no Ceará

No dia 09 de Abril, o Movimento de Mulheres Olga Benário participou de reunião na Procuradoria Especial da Mulher para discutir o Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Contra a Mulher (Nuah), de iniciativa do Juizado da Vara de Penas Alternativas, desenvolvido por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado.
Na ocasião, estiveram presentes a Procuradora e Deputada Estadual Rachel Marques (PT), a Coordenadora do Nuah, Tatiane Carneiro de Castro, a juíza da Vara de Penas Alternativas, Maria das Graças Quental, o Movimento de Mulheres do Legislativo – MML, psicólogos, assistentes sociais, advogadas e a representação do Mandato da Deputada Estadual Eliane Novaes. A reunião teve como objetivo esclarecer o papel do Núcleo, bem como debater a importância desse novo mecanismo de combate à violência contra as mulheres.
O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Contra a Mulher (Nuah) promove encontros de sensibilização com agressores que estão em liberdade provisória, buscando o enfrentamento da violência e prevenção da criminalidade. O núcleo realizou atendimento a 200 homens. Desses, 40% retornaram o relacionamento com suas companheiras sem registro de reincidência. De acordo com a titular da Vara, juíza Maria das Graças Almeida de Quental, é um trabalho pioneiro e objetiva desenvolver atividades que responsabilizem e reeduquem o homem autor de violência contra a mulher. “Esse Núcleo contribui para a prevenção e o combate à violência contra a mulher”, disse Quental.
A procuradora e Deputada Estadual Rachel Marques lembrou que atualmente o Estado dispõe de instituições de apoio e assistência às mulheres vítimas da violência, como as casas de abrigo, delegacias e varas especializadas, que visam dar retaguarda na defesa das vítimas da violência. “Temos que estar atentas para que funcionem a contento”.
Na ocasião, a representante do Movimento de Mulheres Olga Benário, Paula Virgínia Colares, falou da importância do combate ao machismo em todas as esferas, desenvolvendo um trabalho de reeducação do agressor, conscientização nas escolas e comunidades como forma de combater a violência contra a mulher. Registrou, ainda, a reivindicação do movimento para que as Delegacias de Defesa das Mulheres – DDM`s- funcionem todos os dias e durante 24 horas, bem como a carência de 16 delegacias no estado. “Convocamos todas as entidades presentes, as parlamentares, o Nuah e demais movimentos para construirmos essa luta”.
A reunião encaminhou a realização de uma audiência pública para ampliar o debate, a promoção de visitas da Procuradoria e demais movimentos ao Nuah para conhecer o espaço e aprofundar as relações no intuito de parcerias futuras.
Na avaliação do Movimento de Mulheres Olga Benário, esse tipo de projeto é de extrema importância para o combate a violência contra a mulher, desde que não seja utilizado como alternativa para amenizar as punições aos agressores, e sim ser um instrumento de reeducação.


Movimento de Mulheres Olga Benário, Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário